Translate

terça-feira, 4 de setembro de 2012

FIGURAS PLANAS

Por: Anderson Silva e Samuel Silva

Formas planas usadas no tangram

    Para falarmos de figuras planas primeiramente teremos que rever alguns conceitos, principalmente sobre planos, figuras não-planas e figuras planas.
 
PLANO

   Um plano tem comprimento e largura, porém não espessura.  Podemos tentar imaginar o plano como uma superfície de uma mesa, embora não seja.






Exemplo: o quadro negro, a superfície de uma mesa, ...

        Você poderá ter uma melhor ideia sobre plano lendo uma de nossas postagens sobre este tema que esta disponível em nosso blog   http://mathemaniacos.blogspot.com.br/2012/09/conceitos-basicos-ponto-reta-e-plano.html




Figuras planas ou bidimensional

    São aquelas figuras que possuem apenas duas dimensões, ou seja comprimento e largura. Uma figura plana nada mais é que um plano que possui uma forma específica e para que ela exista é preciso que tenha no mínimo três lados.

   Por exemplo o  retângulo que possui largura e comprimento, mas, não possui altura.


 Polígono 

   É uma figura plana formada por três ou mais segmentos de reta que se intersectam dois a dois. Os segmentos de reta são denominados lados do polígono. Os pontos de intersecção são denominados vértices do polígono. A região interior ao polígono é muitas vezes tratada como se fosse o próprio polígono


Triângulo

É um poligono  formada por três retas que se encontram duas a duas e não passam pelo mesmo ponto, formando três lados e três ângulos.

Quadrado

    É um paralelogramo que é ao mesmo tempo um losango e um retângulo. O quadrado possui quatro lados com a mesma medida e também quatro ângulos retos.

Retângulo 

É um paralelogramo com quatro ângulos retos e dois pares de lados paralelos.

Losango

Paralelogramo que tem todos os quatro lados congruentes. As diagonais de um losango formam um ângulo de 90°.

Trapézio

Quadrilátero que só possui dois lados opostos paralelos com comprimentos distintos, denominados base menor e base maior. Pode-se mostrar que o segmento que liga os pontos médios dos lados não paralelos de um trapézio é paralelo às bases e o seu comprimento é a média aritmética das somas das medidas das bases maior e menor do trapézio.

Pentagono 

É um polígono com cinco lados. A soma dos ângulos internos do pentágono é 540º, ou seja, num pentágono regular cada ângulo interno tem a medida de 108º. O ângulo central de um pentágono regular mede 72°







                           REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA

   
MARIANA, Silvia. Matemática no cotidiano infantil. Papirus Editora. Pg 28

2 comentários:

Unknown disse...

Sou o Paulo, aqui e portugal e também estou ligado nesse critério, nesse ponto de vista sabendo que e a partir do sistema tridimensional e que surge a altura (verticalidade que parte de um dos vértices).

matemaniacos disse...

Boa tarde Paulo!!
Agradecemos a sua visita e esperamos que continue a visitar nosso blog e nos ajude a divulgar ai em sua cidade.
Realmente, a partir de um estudo tridimensional podemos ter mais informações a respeito de uma figura ou até mesmo objeto sólido.

Postar um comentário

PARA VER AS OUTRAS POSTAGENS VÁ AO MENU NO INICIO DA PÁGINA DO BLOG, SELECIONE A OPÇÃO QUE MAIS TEM HAVER COM O CONTEÚDO QUE VOCÊ PROCURA E
CONTINUE COM SEUS ESTUDOS...
ATS: MATHEMANIACOS