Newton Carneiro Affonso da Costa (Curitiba, 16 de setembro de 1929) é um matemático, lógico e filósofo brasileiro, de reputação internacional devido principalmente aos seus trabalhos em lógica. Conseguiu três graduações pela Universidade Federal do Paraná: em 1952 formou-se em engenharia civil, e em 1955 e 1956 obteve o bacharelado e licenciatura em Matemática ambos pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Especializou-se em licenciatura de Matemática no ano de 1957, e concluiu o seu doutorado de análise matemática e análise superior no ano de 1961.
Dentre suas várias contribuições para a matemática, destacam-se seus estudos sobre: Teoria das Probabilidades, Teoria dos Conjuntos e Da Costa ainda dedica grande parte de seu tempo a Axiomatização de Sistemas Físicos. Seus trabalhos sobre Indecidibilidade são marcos de referências. Criou e desenvolveu Lógicas Paraconsistentes.
Em sentido amplo, uma lógica é paraconsistente se pode ser utilizada como lógica subjacente a teorias inconsistentes mas não triviais. Isso implica, dentre outras coisas, que o princípio da não contradição deve ser de alguma forma restringido, a fim de que possam aparecer contradições, mas deve-se procurar evitar que de duas premissas contraditórias se possa deduzir uma fórmula qualquer. Mais especificamente a lógica proposta por da Costa satisfaz as seguintes condições: o princípio da não contradição não deve ser válido em geral; de duas premissas contraditórias não deve ser possível, em geral, deduzir-se qualquer proposição; todos os esquemas e regras da lógica clássica que forem compatíveis com estas duas condições devem ser mantidas.
Fonte:
N. da Costa, O conhecimento científico, Discurso Editorial, 1997.
N. da Costa, Sistemas formais inconsistentes, Editora da UFPR, 1993.
http://pt.wikipedia.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário