Translate

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

SISTEMA DE NUMERAÇÃO EGÍPCIO

Por: Anderson Silva e Samuel Silva

    Quem nunca ouviu falar sobre o Egito? Seja pela sua cultura, religião, suas grandes construções e criações artística?

 A Grande Esfinge e as pirâmides de Gizé
   Desde os primeiros momentos da sua história, os egípcios criaram uma sociedade baseada no aproveitamento das águas do Nilo para a agricultura.

Fonte: Adaptado de Atlas geográfico escolar, IBGE, Rio de Janeiro,2007 

      A antiga civilização egípcia começou por volta de 4000 a.C.. Mais tarde os primitivos clãs foram agrupados em dois grandes reinos: um ao norte e o outro a sul. Por volta do ano 3300 a.C. o reino do sul venceu o do norte e o Egito transformou-se num estado único. A administração deste território fez surgir a criação de um sistema de escrita - os  hieroglíficos. Ao passarem a utilizar o papiro para fazer os seus registos, os egípcios desenvolveram um sistema de escrita mais rápido - a escrita hierática, que foi utilizada até cerca de 800 a.C. Posteriormente a escrita evolui para um sistema cursivo (o demótico).
       Bom, não a duvidas de qual majestoso é o Egito e de sua importância para o mundo, mas pretendemos falar de um outro assunto, o sistema de contagem numérica egípcia, por isso fizemos uma breve pesquisa sobre sua historia e sua geografia para entendermos como funciona esses sistema de contagem. Então vamos lá!


Algarismos da civilização egípcia.


      A ideia de agrupar marcas foi utilizada nos sistemas mais antigos de numeração.  Os egípcios da antiguidade criaram um sistema muito interessante para escrever números, baseado em agrupamentos.
         O numero 1 era representado por uma marca que se parecia com um bastão |.
    O numero 2  era representado por duas marcas ||.  Assim sucessivamente como representado abaixo.


         Quando chegava a 10° unidade, não era escrito dez barras e sim o seguinte símbolo.


          Dessa forma, era escrito os números através de um sistema de agrupamento de base 10.


        Para escrever o numero cem utilizava-se um símbolo parecido com pedaço de corda enrolada

        Veja os símbolos usados pelos egípcios e o que significava cada marca.

 
        Vamos ver alguns exemplos de números e sua representação no sistema egípcio.



       O antigo sistema de numeração egípcio foi utilizado no Egito Antigo até o início do primeiro milênio d.C. Era um sistema decimal , muitas vezes, arredondado para o maior poder, escrito em hieróglifos . A hierática forma de números enfatizaram uma notação exata série finita, cifrada 1-1 sobre o egípcio antigo sistema alphabet. Os egípcios usavam a bases dez. Eles também criaram o calendário de 365 dias. A maioria dos egípcios ainda usam este sistema de hoje.






REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Boyer, Carl B. 1968. História da Matemática. John Wiley. Separata Princeton U. Press (1985).
Sandra Mesquita,  Números egípcios. disponível em http://www.anossaescola.com/cr/webquest_id.asp?questID=591 acessado no dia 12 de agosto de 2012.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA VER AS OUTRAS POSTAGENS VÁ AO MENU NO INICIO DA PÁGINA DO BLOG, SELECIONE A OPÇÃO QUE MAIS TEM HAVER COM O CONTEÚDO QUE VOCÊ PROCURA E
CONTINUE COM SEUS ESTUDOS...
ATS: MATHEMANIACOS