Brouwer, Luitzen (1881-1966)
Matemático holandês, nasceu em Overschie. Desenvolveu sua carreira na Universidade de Amsterdam. Foi um dos fundadores da Topologia e da Topologia Algébrica, demonstrando vários teoremas sobre invariantes. Em sua homenagem um de seus Teoremas de Ponto Fixo recebe seu nome. Em oposição à escola Logicista de Bertrand Russell fundou a escola Intuicionista de matemática. Para Brouwer o seguinte problema ocorre na Matemática; o fato de ter a lógica tradicional originado da consideração de conjuntos finitos, com os quais lidamos quotidianamente; por isso tal lógica não pode nem deve ser aplicada em matemática, onde nos deparamos com conjuntos infinitos.
O intuicionismo nega que o princípio do terceiro excluído tenha valor universal; não vale também o célebre método usual de demonstração por meio de redução ao absurdo, de enorme aplicação na matemática clássica. Neste sentido, o matemático não descobre as entidades matemáticas; é o próprio matemático quem cria as entidades que estuda.
Fonte:
L. Brouwer, The effect of intuitionism on classical algebra of logic , Proc. Roy. Irish Acad. Sect. A., 57 (1955), 113-116.
Nenhum comentário:
Postar um comentário