Matemático francês, nasceu em Dolomieu. Trabalhou nas Universidades de Lyon e Paris. Foi o matemático que mais contribuiu, por suas idéias e técnicas originais, ao que hoje se chama Análise em Variedades Diferenciáveis, com suas aplicações aos Grupos de Lie e à Geometria Diferencial Global. É um maiores responsáveis pelo moderno tratamento abstrato da geometria.
No início de suas pesquisas, Cartan, tinha desenvolvido o cálculo das formas diferenciais exteriores. Em sua abordagem à geometria diferencial expandiu a noção, do século dezenove, de referencial móvel que fora usado por Darboux, definindo o que hoje chamamos de método do triedro móvel de Cartan.
O estudo local das superfícies em R³ pode ser feito usando triedros ortonormais, em cuja escolha existe um certo grau de liberdade. O ponto importante destacado por Cartan é que através destes triedros podemos determinar entidades geométricas, as quais não dependem da particular escolha do triedro. O passo fundamental para esta construção é a obtenção das equações de estrutura de Cartan.
Fonte:
Cartan, The theory of spinors, Dover, 1981.
http://pt.wikipedia.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário