Translate

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

NOTAÇÃO CIENTIFICA


  Por: Anderson Silva e Samuel Silva


      A medida de determinadas grandezas físicas podem resultar em um número que seja extremamente grande ou extremamente pequeno, e que poderia induzir facilmente a erros nos cálculos e dificuldade na representação dos dados envolvidos.
Veja os exemplos abaixo:
  • 1) Distância da Terra à Lua: 384.000.000 m
  • 2) Diâmetro de um átomo de hidrogênio: 0,0000000001 m
     A notação científica nada mais é do que escrever qualquer número, seja ele muito grande ou muito pequeno, de forma que ele seja representado através de um número decimal, tendo sua ordem de grandeza traduzida como uma potência de dez.
     Para isso, nos valemos de uma propriedade da representação dos números decimais chamada principio multiplicativo, onde cada algarismos representa o produto dele mesmo pelo valor de  sua posição. Por exemplo vamos analisar o número 245: 
5 unidades  > 5 x 1
4 dezenas   > 4 x 10
2 centenas  > 2 x 100
     Podemos observar que a posição ocupada por cada algarismo dentro do número influencia no valor final do mesmo. Por exemplo, o número 452 é diferente de 245, embora tenha sido empregado os mesmos algarismos na sua representação.
     Assim, consideramos o número 100. Sua representação em notação científica seria 
1 X 10². Mais como representar qualquer número em notação científica?
     Devemos seguir algumas regras para transformação de um número em notação científica. 
O número "n" deve ser representado obedecendo a seguinte notação:

Para números maiores que 1
     Deslocamos a virgula para esquerda até atingir o primeiro algorismo do número. O número de casas deslocadas para a esquerda correspondente ao expoente positivo da potência de 10.

OBS: Devemos lembrar que um número escrito em notação científica é composto de duas partes: uma fração decimal acrescido de uma potência de 10.


Exemplo:

Vamos representar o número 17400 em notação científica.
A notação seria:  1,74 X 10^4

Para números menores que 1
      Deslocamos a vírgula para a direita, até atingir o primeiro algarismo diferente de zero. O numero de casas deslocadas para direita corresponde ao expoente negativo da potência de 10.

Exemplo: Vamos representar o número 0,00478 em notação científica.
A notação seria:  4,78 X 10^4

Efetuando operações com números em notação científica
     Para que um número seja representado através de notação científica basta que haja dois fatores que formem o número, sendo que necessariamente um deles tem que ser uma potência de dez e o outro e o outro fator uma fração decimal maior ou igual a 1 e menor que 10, chamado coeficiente. Assim 30 x 10² é um número em potência de base 10, mas não é notação científica. Para que representemos o mesmo número em notação científica, devemos escrevê-lo da seguinte forma: 3 X 10³

LEMBRETE:

  • Vírgula deslocando-se "n" casas para a esquerda: soma-se no expoente de base 10 o valor "n".
  • Vírgula deslocando-se "n" casas para a direita: subtrai-se no expoente da base 10 o valor "n".





Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARA VER AS OUTRAS POSTAGENS VÁ AO MENU NO INICIO DA PÁGINA DO BLOG, SELECIONE A OPÇÃO QUE MAIS TEM HAVER COM O CONTEÚDO QUE VOCÊ PROCURA E
CONTINUE COM SEUS ESTUDOS...
ATS: MATHEMANIACOS